Engenharia e Segurança do Trabalho

seg-trab01

Propiciar um ambiente com boas condições de trabalho é essencial para aumentar a produtividade e também a qualidade de vida de seus colaboradores.

A implementação dos requisitos exigidos para a segurança do trabalho, além de proteger legalmente sua empresa, demonstra o comprometimento e preocupação com os colaboradores, certificando assim motivação, qualidade e fidelidade da equipe.

A Total Medy conta com um corpo de profissionais capacitados para desenvolver todos os Laudos, Programas de Prevenção e Treinamentos previstos nas Normas Regulamentadoras.

Laudos

É o documento que identifica, dentre outras especificações, as condições ambientais de trabalho, qualificando os agentes nocivos e trazendo as conclusões de que a exposição a estes agentes são ou não prejudicais a saúde ou integridade física dos colaboradores.

O art. 58, § 3º, da Lei n. 8.213/91 e o art. 66, § 4º, do Decreto n. 2.173/97, fazem menção ao fato de que a empresa que não mantiver laudo técnico atualizado referente aos agentes nocivos existentes no ambiente de trabalho de seus trabalhadores ou que emitir documento de comprovação de efetiva exposição em desacordo com o respectivo laudo estará sujeira à multa.

A NR15 define como atividades e operações insalubres as que são exercidas em ambiente ou local de trabalho onde existam condições capazes de afetar a saúde dos trabalhadores.
O laudo de insalubridade tem a finalidade de atender às exigências das normas regulamentadoras, visando a caracterização da insalubridade no ambiente de trabalho de sua empresa. Os maiores benefícios que a sua empresa terá com o desenvolvimento do laudo de insalubridade são a adequação à legislação vigente e a redução de custos com pagamento de insalubridade.

O Laudo de Periculosidade define tecnicamente (qualitativa e quantitativamente) quais as atividades da empresa estão sujeitas ao enquadramento de acordo com o definido na NR 16.

O Laudo estabelece se os colaboradores têm ou não direito ao recebimento do adicional de periculosidade em virtude das atividades e operações com:

  • explosivos
  • eletricidade
  • inflamáveis líquidos
  • inflamáveis gasosos
  • radiação ionizante
  • substância radioativa

É um laudo detalhado que avalia todas as instalações e serviços em eletricidade da empresa.

O laudo elétrico verifica as questões de segurança aplicáveis em todas as instalações elétricas e propõe soluções para a adequação das irregularidades, possibilitando a diminuição das ocorrências relativas às instalações elétricas irregulares, tais como curto circuitos e choques elétricos, garantindo a integridade dos equipamentos e aumentando sua vida útil.

O laudo garantirá maior segurança, tranquilidade e conformidade com a legislação.

Todas as empresas que mantém em suas instalações caldeiras ou vasos sob pressão precisam submetê-los a avaliações periódicas, com a emissão de Laudos e evidentemente a manutenção técnica.

O objetivo dessas avaliações é manter os equipamentos operacionais em condições seguras.

A empresa que realizando tal procedimento além de estar apta com os órgãos fiscalizadores, evitando autuações impostas, também age na prevenção de risco de explosão e suspensão das linhas de abastecimento de ar comprimido, sanando perdas na produção do trabalho e evitando acidentes.

O Laudo Ergonômico tem a finalidade de estabelecer parâmetros visando adaptar as condições de trabalho as características psicofisiológicas dos colaboradores.

De acordo com a NR-17, avaliamos todos os postos de trabalho e sugerimos as mudanças necessárias para que este seja confortável ao colaborador, evite afastamentos por problemas como LER / DORT e garanta a segurança e qualidade de vida de sua equipe.

PPP

O PPP - Perfil Profissiográfico Previdenciário é um documento histórico-laboral do colaborador que reúne, entre outras informações, dados administrativos, registros ambientais e resultados de monitoração biológica, durante todo o período em que este exerceu suas atividades na respectiva empresa.

O Perfil Profissiográfico Profissional (PPP) foi criado pelo Decreto no. 4032/01 (§ 2º Art. 68), anexo XV da IN/INSS/DC nº 078/02, entretanto a exigência do documento entrou em vigor a partir de 01 de Janeiro de 2004 tornando obrigatório às empresas fornecê-lo a todos os empregados, quando da sua rescisão contratual ou na solicitação de aposentadoria especial, bem como na entrada de requerimentos de benefícios por incapacidade.

Programas de Prevenção

O PPRA é um documento fundamental para a proteção e saúde dos colaboradores, e também para uma eficaz gestão de segurança e medicina do trabalho.
Por meio do mapeamento dos riscos é possível monitorar, controlar e até eliminar os riscos existentes nos locais de trabalho.
A NR 9 determina a obrigatoriedade de elaboração e implementação do PPRA por todas as empresas e instituições que admitam trabalhadores como empregados.

O PCMSO estabelece a realização de exames médicos admissionais, periódicos, retorno ao trabalho, mudança de função e demissional. Assim como tem o objetivo prevenir, monitorar e controlar possíveis danos a saúde e integridade do colaborador e detectar riscos prévios, especialmente no que diz respeito as doenças relacionadas ao trabalho.
O PCMSO deverá ser planejado e implantado com base nos riscos à saúde dos colaboradores, com isso o PPRA servirá de base na elaboração do PCMSO.

O PCMAT é regulamentado pela NR 18 e assegura, por meio de ações de prevenção, a saúde e integridade física de todos os envolvidos na construção civil, ou seja, colaboradores, terceiros, fornecedores etc.

Em resumo, o PCMAT estabelece uma série de procedimentos que devem ser seguidos do início ao fim da obra. Essas medidas de segurança, uma vez implementadas, tem o objetivo de antecipar qualquer tipo de risco e criar estratégias para evitar acidentes.

O PPRPS é de responsabilidade das empresas que utilizam prensas e equipamentos similares. O programa deve estar dentro das medidas previstas para assegurar a segurança dos operadores, deve ser coordenado por profissional capacitado e documentado conforme legislação.

Uma equipe de fonoaudiólogas especializadas em PCA desenvolve um programa para controlar o nível de ruído no ambiente de trabalho e a capacidade auditiva dos funcionários, prevenindo danos. Para isso, são tomadas medidas de controle do ruído, e é feito um trabalho de educação e conscientização do trabalhador por meio de cursos, palestras e treinamentos, além do monitoramento audiométrico.

O Programa de Proteção Respiratória constitui em um conjunto de medidas práticas e administrativas que devem ser adotadas com a finalidade de adequar a utilização dos equipamentos de proteção respiratória, proporcionando o controle de doenças ocupacionais provocadas pela inalação de poeiras, fumos, névoas, fumaças, gases e vapores.

O PPR é obrigatório a todas as empresas em que seus colaboradores necessitam de respiradores, e regulamenta a correta utilização dos equipamentos que visam proteger o sistema respiratório.

O programa deve abranger, entre outras coisas, treinamentos, seleção, utilização e manutenção de respiradores no local de trabalho.

Treinamento

O objetivo deste treinamento é atender a NR 6 que prevê a obrigatoriedade da realização de treinamento para os funcionários que utilizem qualquer tipo de EPI, a fim de capacitar e orientar os trabalhadores quanto a necessidade e uso correto dos equipamentos, visando garantir sua segurança e integridade física.

É responsabilidade do empregador: orientar e treinar o trabalhador sobre o uso adequado, guardo e conservação do EPI.

O Curso de Primeiros Socorros tem como objetivo oferecer treinamento básico as necessidades e cuidados de Emergência e Urgência, ou seja, capacitar colaboradores ao atendimento inicial das vítimas traumatizadas no âmbito ocupacional.

Este curso tem como objetivo instruir sobre a norma NR 35 Trabalho em Altura, que estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção para o Trabalho em Altura, envolvendo o planejamento, organização e execução, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores envolvidos direta ou indiretamente com esta atividade.

O objetivo do curso de Brigada de Incêndio é de proporcionar aos participantes conhecimentos básicos sobre prevenção, isolamento e extinção de princípios de incêndio, abandono de área, técnicas de primeiros socorros e adequar a empresa às legislações específicas.

O Curso da NR-05 - CIPA tem como finalidade treinar os membros da CIPA nos conhecimentos necessários para o bom desempenho de suas atribuições, educando para a prática de Segurança do Trabalho, tendo a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes o objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho.

Este curso é obrigatório para os membros da CIPA. Lembramos que devem constituir CIPA, por estabelecimento, e mantê-la em regular funcionamento as empresas privadas, públicas, sociedades de economia mista, órgãos da administração direta e indireta, instituições beneficentes, associações recreativas, cooperativas, bem como outras instituições que admitam trabalhadores como empregados.

Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho é uma semana voltada à prevenção, tanto no que diz respeito a acidentes do trabalho quanto a doenças ocupacionais. É uma das atividades obrigatórias para todas as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes do Trabalho, devendo ser realizada com frequência anual.
A SIPAT tem como finalidade básica divulgar, orientar e promover a prevenção de acidentes, segurança e saúde no trabalho. Tem o propósito de fazer com que os colaboradores resgatem valores esquecidos pelo dia-a-dia, e pratiquem segurança, desenvolvendo a consciência da importância de se eliminar os acidentes do trabalho.
A Total Medy com o intuito de contribuir com seus clientes conta com uma equipe de profissionais altamente qualificados para realizar atividades em sua SIPAT.

O treinamento tem como objetivo conscientizar os participantes do treinamento sobre a importância da segurança e saúde no trabalho em canteiros de obras e frentes de trabalho referente aos riscos de acidentes, meios de prevenção, EPIs, EPCs e demais acessórios visando a integridade física de trabalhadores e terceiros.

A legislação prevista na NR18 obriga o treinamento admissional e periódico anualmente para os trabalhadores em empresas da construção civil.

Os treinamentos sobre ergonomia são elaborados de acordo com as características e especialidades de trabalho de cada empresa, com o objetivo de proporcionar os treinamentos adequados e a capacitação dos colaboradores a uma maneira mais eficiente e segura de execução das atividades diárias.

Localização

  • Endereço: Rua Cel. João Leme, 460 – 11° Andar – Sala 1.107 – Centro – Bragança Paulista
  • Email: contato@totalmedy.com.br
  • Telefones: (11) 2473-0026 / (11) 2473-0107

Newslatter